Livros

Repensar o Brasil

Jhonatan Almada, Luiz Fernando de Paula & Elias Jabbour (Orgs.)

Editora: AFMG
Ano: 2020

Link para downloadhttps://alacip.org/?p=38379

PREFÁCIO de Carlos Siqueira 

“É uma enorme satisfação apresentar uma publicação que reúne tantas qualidades teóricas e conceituais e que traça, igualmente, um profundo e circunstanciado escrutínio da realidade brasileira, com destaque particular para os fundamentos socioeconômicos da crise multidimensional que assola o país − seguramente a mais grave do período democrático iniciado em 1985. Não se trata, dadas tais características, de uma obra de leitura ligeira ou rasa. Ela requer uma determinação particular do leitor, o esforço certamente ético e político, de reconhecer a gravidade da situação que vivemos, no Brasil e no mundo, e a relevância intelectual que implica. Mais, os leitores de Repensar o Brasil deveriam adotar a perspectiva de que nesse momento lutamos não apenas para mudar o presente, para instituir um futuro de outra qualidade, mas também por séculos de sonhos, de utopias, cujo projeto era criar uma civilização verdadeiramente humana, em lugar dessa regressão ao estado de natureza hobbesiano, que tem oferecido o liberalismo fundamentalista – cujas primeiras manifestações devem ser encontradas na década de 1970, com Reagan e Thatcher. Destaco uma vez mais: a tarefa intelectual que o tempo nos propõe é imensa e, portanto, a leitura desse volume deve ser realizada com aquele tipo de entusiasmo que moveu grupos de estudo, intelectuais e estudantes, a se reunirem muitas vezes clandestinamente, para organizar linhas de pensamento que nos levariam da ditadura à democracia, da dependência a um projeto nacional de desenvolvimento, da miséria ao provimento de bens públicos de acesso universal, como educação, saúde, assistência social etc.  […]

Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia: Uma Abordagem Keynesiana

Luiz Fernando de Paula

Editora: Campus/Elsevier 
Ano: 2014
Resenha de Giuliano Contento de Oliveira, Revista Estudos Econômicos

PREFÁCIO de Fernando Cardim de Carvalho 

“Em sua trajetória de economista, a ampla pesquisa de Luiz Fernando de Paula sobre setor bancário e sistema financeiro foi construída em cima das ideias de Keynes, Minsky e Schumpeter. Ele traz essas ideias em uma análise magistral do papel do setor bancário e das finanças sobre crescimento econômico, crise e desenvolvimento. Seu tema central – fragilidade financeira e instabilidade que emerge em função da própria lógica de expansão capitalista – é essencial para entender a situação presente de economia mundial. A concisa e abrangente revisão do “estado da arte” do pensamento econômico realizada neste livro é imensamente útil tanto para especialistas quanto para iniciantes na temática sobre bancos e financiamento.” – Gary A. Dymski (Professor de Economia da Leeds University Business School e da Universidade da Califórnia, Riverside).

 

Fundamentos Informacionais do Presidencialismo de Coalizão

Fabiano Santos & Acir Almeida

Editora: Appris
Ano: 2011

PREFÁCIO de Antonio Octavio Cintra

“Este livro apresenta o problema informacional enfrentado pelos parlamentares nas escolhas de políticas públicas e as estratégias disponíveis para superá-lo. Os autores constroem explicações e se valem de diferentes metodologias com o objetivo de elucidar aspectos do processo legislativo, como a seleção de relatores, o uso da urgência regimental e o de medidas provisórias. Os resultados dessas análises propõem uma agenda de reformas institucionais cujo objetivo é dar condições para que o Congresso tome decisões com base em informação própria e, por conseguinte, com autonomia.” 

 

 

Financial Liberalization and Economic Performance: Brazil at the Crossroads

Luiz Fernando de Paula

Editora: Routledge 
Ano: 2011
Resenha de André Cunha (Journal of Latin American Studies)

PREFACE by Jan KREGEL

“In this book Luiz Fernando de Paula makes a deep, as well as broad, analysis of the experience with the process of financial liberalization in Brazil. This is a comprehensive and rigorous analysis of the fundamentals of financial liberalisation as it has been applied in Brazil. Not only does the book analyse the theoretical and practical issues of financial liberalisation, but also it is highly critical of it. The book shows that capital account liberalization has not contributed to a more stable macroeconomic environment in the Brazilian economy, as this might have been expected on purely financial liberalisation theoretical grounds. It is also argued in the book that the expected benefits of foreign banks entering the domestic banking sector, such as new initiatives in the credit supply and lower net interest margins, never materialised in the case of Brazil. The message of the book is extremely timely. Anybody who wishes to acquire full understanding of the Brazilian contemporary experience with financial liberalisation should read this book.” – Professor Philip Arestis (University of Cambridge).